Escolha, conservação e manuseio de produtos

No Brasil, país tropical, frutas,verduras e legumes são produzidas em diferentes épocas do ano e com abundante fartura. Pensar no consumo desses itens na dieta alimentar é associar de imediato ao hábito de vida saudável.
Não obstante devemos registrar que as frutas são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais assim como legumes e verduras.
Seguem algumas dicas para melhorar a escolha, conservação e manuseio dos produtos.
1- As hortaliças continuam vivas após a colheita. Elas respiram, perdem água e esquentam. Cuide do armazenamento dos produtos acondicionando-os sob refrigeração e preferencialmente protegidos da umidade colocando em saquinhos plásticos perfurados.
2- Evite cortes e batidas bruscas danificando as frutas e legumes, pois as feridas e aberturas facilitam a entrada de microorganismos oportunistas, apodrecendo-os rapidamente.
3- Compre somente a quantidade necessária ao seu consumo, pois os produtos envelhecem rapidamente após a colheita e perdem o brilho e frescor.
4- Separe sempre as frutas maduras das “verdes”. Opte pela compra das frutas maduras, pois são mais saborosas. Algumas frutas após a colheita não ficam mais doce como, por exemplo, o abacaxi,, laranja, tangerina, melancia, uva e melão. Deixe as frutas amadurecerem antes de colocar na geladeira.
5- A rotulagem é obrigatória por lei. Exija produtos com rótulos contendo as informações do produtor, a variedade, a origem, a data da colheita e o peso líquido.

O Abacaxi

Quando Cristóvão Colombo chegou à ilha de Guadalupe, no Novo Mundo, o abacaxi foi oferecido aos invasores europeus num gesto de hospitalidade e boas-vindas. Por sua semelhança, um tanto forçada e bastante apressada, com o fruto do pinheiro europeu, a fruta foi então chamada de pina, como é até hoje conhecida nos povos de língua espanhola.
Transformado em iguaria de reis e rainhas, o abacaxi foi oferecido como símbolo de hospitalidade a convidados especiais da nobreza, também nas cortes européias.
Para os indígenas de língua guarani, seu nome significava “fruta saborosa”, de onde derivou a palavra ananás. Mas foi “iuaka’ti” ou “fruta cheirosa”, outra de suas denominações indígenas, que deu origem à palavra abacaxi em português.
Pertencente à família das bromélias, soube-se, depois de muito tempo, que aquilo que costumava ser considerado como uma frota inteira, única, não passava de uma ou duas centenas de pequenos frutos aglomerados em torno de um mesmo eixo central: cada “olho” ou ‘escama” da casca do abacaxi é um fruto que cresceu a partir de uma flor, fundindo-se todos os frutos em um grande corpo, chamado infrutescência, no topo do qual se forma a coroa.
O abacaxi é uma fruta nativa das regiões costeiras da América do Sul e pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais. As principais plantações brasileiras estão concentradas na região Nordeste do país e de São Paulo, onde os municípios de Araçatuba e Bauru são os líderes.
Na culinária o abacaxi tem várias utilizações ficando excelente tanto em pratos salgados, como em saladas e bebidas.
Nutricionalmente é uma fruta com baixa caloria e rica em vitaminas. Contém vitamina C, A e B, cálcio, fósforo e ferro, além de conter celulose que é uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal. Tem como grande diferencial a bromelina, outra substância também presente na fruta que auxilia o organismo na digestão das carnes. Uma fatia de abacaxi (100 gramas) fornece 52 calorias.
Na hora de selecionar, verificar as folhas da coroa. A fruta estará no ponto quando ela se soltar com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando com os dedos. Se estiver muito duro, ainda está verde. Não se pode considerar apenas a sua cor, que varia muito dependendo da qualidade.
Para amadurecer o abacaxi verde, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe da luz direta do sol. Quando maduro demais, sua casca tem manchas escuras e partes amolecidas próximas à sua base.
Como a deterioração do abacaxi começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for usar a fruta. Depois de cortado, ele deve ser guardado em recipiente fechado e mantido na geladeira. Quando ainda com casca, guarde na gaveta da geladeira. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.